segunda-feira, 3 de junho de 2013

MEIO AMBIENTE ...

ESTA SEMANA COMEMORAREMOS O DIA DO MEIO AMBIENTE ... QUANTAS REFLEXÕES ... QUANTA COISA PARA SE PENSAR EM FAZER ...
LEIA UM TEXTO QUE FOI DISCUTIDO ENTRE OS ALUNOS DO 5º ANO A e B  DA ESCOLA MUNICIPAL NAKAMURE KIKUE AIACYDA EM MAIRIPORÃ ...

Como minimizar o efeito do óleo de cozinha no ambiente?
Gordura despejada nas pias é considerada uma grande inimiga quando o assunto é tratamento de água e esgoto.
De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), estima-se que uma família gere 1,5 litro de óleo de cozinha por mês. Para servir de parâmetro, 1 litro de óleo é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água, segundo a mesma companhia.
 “o óleo e a gordura utilizados em frituras não se misturam com a água, pois são insolúveis. Se o mesmo for despejado na pia ou descartado inadequadamente, os riscos ao meio ambiente são enormes, podendo causar entupimento das tubulações da própria residência ou mesmo das galerias e redes de esgotos”.
Após estes empecilhos causados aos sistemas de esgotos, o problema ambiental se agravará quando este mesmo óleo de fritura chegar aos rios, córregos e lagoas. O especialista explica que “com a formação de uma camada sobre a água, serão aglomerados entulhos e lixos dos mais variados tipos. Assim sendo, o acúmulo dificultará a passagem da luz, evitando a oxigenação e a evaporação da água. Causando imediatamente a morte de qualquer tipo de vida aquática, como a fauna e a flora brasileira dos rios, lagos e lagoas.

No caso do óleo ser despejado diretamente no solo, a impermeabilização da terra é o primeiro resultado. Dificultando, assim, a passagem da água de chuva e propiciando enchentes. 


Após a leitura resolvemos colocar a "mão na massa" ... coletamos oleo de cozinha usado ... buscamos receitas de sabão caseiro ... convidamos alguns pais e fizemos hoje nosso SABÃO ECOLÓGICO ...
Amanhã embalaremos e distribuiremos para todos os alunos da escola com o texto acima, a receita e a explicação de como fazer ... 


Pensando nisto , nós do 5º ano A e B 2013 das professoras Sandra e Fabíola, junto com os pais do aluno Deivid,  Luciene e Adão resolvemos fazer o “SABÃO ECOLÓGICO"

Ingredientes :

6 litros de óleo usado

1 copo 250 ml de detergente

1 copo 250 ml de desinfetante

1 litro de soda cáustica líquida

1 copo 250 ml de álcool

Balde ou bacia grande

Luvas

Cabo de vassoura

Forma de alumínio

Modo de fazer :

Aquece 2 litros de óleo. Em uma bacia mistura-se o óleo, o 

detergente, o desinfetante e a soda cáustica .

Mexe com o cabo de vassoura até engrossar um pouco. 

Coloca-se o álcool e mexe mais...

Quando desgrudar do fundo da bacia, despejar em forma de 

alumínio, encapada com plástico.

Deixe secar por 24 horas.

È só cortar e usar ...


O MEIO AMBIENTE agradece !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário