sexta-feira, 14 de junho de 2013

Situação de aprendizagem



Leitura da crônica Meu primeiro beijo de Antonio Barreto

Viajar pela leitura
“Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim, sem compromisso você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!”
Antes da leitura

            O professor antes da leitura poderá fazer uma sensibilização com algumas imagens em diferentes contextos. Durante a discussão sobre as imagens o professor poderá ir anotando as principais ideias na lousa.
         

Após a sensibilização, o professor poderá apresentar o título da crônica para ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, para que eles possam ir construindo hipóteses. Pode-se iniciar com perguntas como:

1. Vocês sabem qual o significado do beijo?
2. Vocês acham que o beijo é um ato cultural?
3. Na sua opinião,  o beijo é envolvente?
4. Quais os tipos de beijo que você conhece?
5. O que sugere o título Meu Primeiro Beijo?

 6. Quais são os sentimentos ou sensações no momento do primeiro beijo? Você já passou por esta experiência? Lembra o que sentiu no momento?

Durante a leitura

            O professor pode iniciar a leitura e parar em alguns trechos, pedindo para que os alunos possam antecipar o que poderá acontecer. O que eles pensam sobre a maneira com que o menino iniciou a aproximação da garota. Afinal, meninos e meninas pensam diferente sobre o amor? Quais são os sentimentos ou sensações no momento do primeiro beijo? O professor poderá anotar as principais informações levantadas pelos alunos durante a leitura.

Após a leitura

Localização de informação; comparação de informação; generalizações.

Os alunos deverão localizar algumas informações importantes do texto, como:

  1. Quem narra a história?
  2. Quem são as personagens envolvidas?
  3. Onde se passam os acontecimentos narrados?
  4. Quando e onde aconteceu o primeiro beijo?
  5. Para a protagonista, como foi a experiência do primeiro beijo? Comprove sua resposta com trechos do texto.
  6. Localize no texto em que momento podemos perceber, além do bilhete, que o “Culta” era apaixonado pela protagonista?
  7. A narrativa da história finaliza o texto com um pensamento sobre o que sentiu em seu primeiro beijo: “... mas foi inesquecível”. Você já deve ter passado por outras experiências marcantes. Seria capaz de citá-las?

Produção de inferências locais e globais.

1.    Alguns elementos do texto (vocábulos ou trechos da história) nos permitem dizer que as personagens são adolescentes. Que elementos são estes?
(Resposta: A linguagem da narradora; a idade em que geralmente acontecem os primeiros beijos; a aula de biologia; os apelidos do garoto / rapaz)

2.    Alguns apelidos do garoto como “Cultura Inútil” e “Paracelso” nos permite deduzir algumas características da personagem. Cite essas características e apresente trechos do texto que confirme sua resposta.
3.     Você já aprendeu que os termos anafóricos são usados para evitar repetições no texto. Exemplifique como o autor fez uso desse recurso em relação à personagem masculina

Recuperação do contexto de produção.


O professor, nesse momento, poderá apresentar o livro em que o texto lido foi publicado e explicar que é um capítulo do mesmo, destacando que na referência bibliográfica, ao final do texto, há informações importantes. Por meio delas, os alunos poderão indicar:

a.                Quem é o autor do texto? Você já leu outro texto dele?
b.                Em que gênero podemos enquadrar o texto “Meu primeiro beijo”? Justifique a sua resposta.
c.                Considere o título do livro em que o texto foi publicado,  “Balada do primeiro amor”, e relate o que histórias você acha a narradora irá contar nos outros capítulos?

Intertextualidade / Interdiscursividade.

O professor poderá apresentar  trechos das letras das músicas “Beijo na boca” (Claudia Leite) e “Aquele beijo que te dei” (Roberto Carlos). Depois, pedir para que os alunos respondam:

a)     Como o verso “Eu quero mais é beijar na boca...”  pode ser interpretado?
(Resposta possível: apresenta o ato de beijar como uma experiência fugaz, passageira, banal)

b)     Analise agora o verso “Aquele beijo que te dei, nunca mais  esquecerei...”
(Resposta possível: apresenta o momento do beijo como inesquecível)

c)    Ao compararmos os trechos das músicas, qual deles encontramos a mesma temática apresentada no texto lido?

 Percepção de outras linguagens.


 O professor poderá sugerir assistir ao filme “Meu primeiro amor “ Para comparar o texto e o filme. Também, poderá pedir outras sugestões para os alunos.

Produção de texto

Após o trabalho com a leitura, os alunos poderão escrever sobre sua experiência pessoal em relação ao tema do texto lido ou criar uma personagem que vivencie tal experiência. Depois da produção textual, os alunos poderão trocar seus textos com outros alunos, para enriquecê-los.

2 comentários:

  1. Excelente Situação de Aprendizagem. Ótimas ideias e nada melhor que trabalhar em grupo para melhorar e aprofundar nossas experiências...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a Situação de Aprendizagem proposta ... Sugiro a leitura da Biografia do autor antes da leitura do texto ... O trabalho em grupo é fantástico ... Parabéns !!!

    ResponderExcluir