terça-feira, 4 de junho de 2013

Leitura e Escrita

Acredito que o trabalho de interação, promovendo diálogo, debate e exposição das opiniões traz para a aula um objetivo maior quanto à leitura e escrita de texto em seus diversos gêneros, o professor precisa fazer com que os gêneros textuais façam sentido aos alunos, assim fica mais fácil abordá-los para que produzam textos com responsabilidade, já que tem muitos alunos que escrevem apenas por escrever, sem objetivo e clareza das ideias principais, por isso a participação efetiva do professor é muito importante, já que se trata de um assunto complexo.
Em minhas aulas trabalho com atividades nas quais lemos livros pequenos e depois os alunos escrevem um breve resumo sobre a história, sinto que agora eles fazem com mais facilidade, do que quando iniciei esse trabalho, tinha alunos que se recusavam a ler ou a escrever, agora participam como todos. Ao pensar na proposta de ofertar aos alunos atividades num ambiente virtual, penso que poderia ter o mesmo objetivo, a leitura de livros e a postagem de um resumo para que os colegas comentem sobre o livro, acredito que isso ampliaria as oportunidades para comentarem suas opiniões sobre a leitura, explorando sua produção escrita. Esse trabalho é um meio de incentivar o aluno a desenvolver o gosto pela leitura e melhorar sua expressão escrita por meio da produção de textos diversos, nos quais primeiramente terão que escrever um resumo claro e objetivo para que todos possam entender o assunto principal e depois poderão opinar sobre o mesmo. O professor precisa fazer com que os gêneros textuais façam sentido aos alunos, assim fica mais fácil abordá-los para que produzam textos com responsabilidade, já que tem muitos alunos que escrevem apenas por escrever, sem objetivo e clareza das ideias principais, por isso a participação efetiva do professor é muito importante, já que se trata de um assunto complexo.

Um comentário:

  1. Com certeza, o incentivo ao gosto pela leitura é essencial ao aprendizado ...

    ResponderExcluir