Situação de Aprendizagem para o texto:
“Meu Primeiro Beijo” de Antonio Barreto
Sensibilização com imagens de
diferentes contextos.
2. Vocês acham que o beijo é um ato
cultural?
3. Na sua opinião o beijo envolve? Como?
4. Quais os tipos de beijo que você
conhece?
- Ativação do
conhecimento prévio de mundo, antecipação ou produção; checagem.
- Antes da leitura do
texto, o professor pode trabalhar com questões como:
-
Levando em
consideração o título, o que será tratado no texto?
-
Quais são os
sentimentos ou sensações no momento do primeiro beijo?
-
Você já passou
por esta* experiência? Lembra o que sentiu no momento?
b. Leitura
propriamente dita do texto
-
Levando em
consideração o título, o que será tratado no texto?
-
Quais são os
sentimentos ou sensações no momento do primeiro beijo?
- Localização de
informação; comparação de informação; generalizações.
Como
se pode perceber, o texto “Meu primeiro beijo” narra uma história. Com base na
leitura deste texto, responda:
- Quem narra a
história?
- Quem são as
personagens envolvidas?
- Onde se passam os
acontecimentos narrados?
- Quando aconteceu o
primeiro beijo?
- Para a
protagonista, como foi a experiência do primeiro beijo? Comprove sua resposta
com trechos do texto.
- Localize no texto
em que momento podemos perceber, além do bilhete, que o “Culta” era
apaixonado pela protagonista?
- A narrativa da
história finaliza o texto com um pensamento sobre o que sentiu em seu
primeiro beijo: “... mas foi inesquecível”. Você já deve ter passado por
outras experiências marcantes. Seria capaz de citá-las?
- Produção de
inferências locais e globais.
Durante
a leitura, alguns elementos / características (vocábulos ou trechos da
história) nos permitem dizer que as personagens são adolescentes. Que elementos
são estes?
-
Resposta:
-
A linguagem da
narradora;
-
A idade em que
geralmente acontecem os primeiros beijos;
-
A aula de
biologia;
-
Os apelidos do
garoto / rapaz.
Atente-se
para os apelidos “Cultura Inútil” e “Paracelso”, referentes ao garoto. O que
eles nos possibilitam deduzir sobre a personalidade desta personagem? Cite
outras características, presentes no texto, que comprovem sua resposta.
Ou
Pela
fala do “Culta” é possível traçar o perfil dele? Que tipo de pessoa ele parece
ser?
Você
já aprendeu que os termos anafóricos são usados para evitar repetições no
texto. Exemplifique como o autor fez uso desse recurso em relação à personagem
masculina
- Recuperação do
contexto de produção.
Atividade
oral: o professor apresenta o livro
em que o texto foi publicado e explica que é um capítulo do mesmo. (para
trabalhar a expectativa de leitura do livro)
Na
referência bibliográfica, ao final do texto, há informações importantes. Por
meio delas, indique:
Quem
é o autor do texto? Você já leu outro texto dele?
Em
que gênero podemos enquadrar o texto “Meu primeiro beijo”? Justifique a sua
resposta.
Considere
o título do livro em que o texto foi publicado,
“Balada do primeiro amor”, e relate o que histórias você acha a
narradora irá contar nos outros capítulos?
- Intertextualidade
/ Interdiscursividade.
Leia
os trechos das letras das músicas “Beijo na boca” (Claudia Leite) e “Aquele
beijo que te dei” (Roberto Carlos) e responda o que se pede a seguir:
“Eu
quero mais é beijar na boca...”
(apresenta
o ato de beijar como uma experiência fugaz, passageira, banal)
“Aquele
beijo que te dei, nunca mais esquecerei...”
(apresenta
o momento do beijo como inesquecível)
Questão:
em qual dos trechos encontramos a mesma
temática do texto lido?
- Percepção de
outras linguagens.
Atividade
oral:
Questão:
vocês se lembram de filmes, quadros,
fatos, livros com temática sobre a questão do primeiro beijo?
-
Excelente proposta ... Mês dos Namorados ... um tema bem apropriado...
ResponderExcluirPoderíamos também trabalhar com texto informativo sobre o Beijo ( benefícios / doenças )