http://www.sendspace.com/file/r20kyb
Antes da leitura:
- na sala de informática, pesquisar sobre o avestruz: aparência, tamanho, peso, se é ovíparo ou vivíparo (ou ovovivíparo - se achar interessante incluir esse termo), em que país há o maior número deles, quanto tempo de vida, qual tipo de ambiente é adequado para a sobrevivência dele por maior tempo, do que se alimenta, qual a posição na cadeia alimentar... Para a pesquisa, os alunos deverão ler os textos e na sala de informática, pesquisando, eles ficam mais interessados;
- considerando que o adolescente gosta do visual e também de mistério: apresentar o início do texto em slide (apenas imagens) para leitura, explorando primeiro, a Anatomia do leitor.
Produção de texto :
- na sala de aula, após instigar sobre as imagens, os alunos escreverão a solução para o problema da amiga que tem o filho que quer um avestruz de presente de aniversário, mas a família mora num apartamento. Como eles já pesquisaram sobre a ave, haverá menos dificuldades para o desenvolvimento da escrita;
- após a produção do texto, os alunos lerão e comentarão as soluções encontradas, de forma dinâmica.
Após a leitura, na íntegra, do texto de Mário Prata:
- questionar quanto ao final do texto: o que acharam? a amiga resolveu o problema? o que o aluno faria em relação ao menino? o aluno tem um animal de estimação? ele gostaria de ter um avestruz como animal de estimação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário